- Área: 6270 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Frédéric Delangle, Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está num novo eco-distrito numa antiga zona industrial próxima de Paris Situado na margem da cidade - diretamente junto ao Sena -, apresenta um importante patrimônio industrial que inspirou a construção deste edifício de 90 apartamentos.
Ao lado da antiga nave industrial da Alstom, que está em processo de reabilitação, este projeto foi baseado na considerável história da área. É inspirado nos edifícios industriais de concreto do princípio do século XX, de formas poderosas e imponentes, que recebiam passarelas e escadas metálicas como elementos anexados.
O projeto tem caráter forte, muito assertivo e imponente. É baseado no entorno e na história para se inserir nesta nova situação urbana. Ao norte, ao longo do Parvis des Bateliers, frente ao novo Parc des Berges del Sena, o edifício afirma sua altura e verticalidade. Ao sul, as histórias se encontram nas escadas, refinando o volume total e permitindo que a luz penetre no núcleo do bloco. As "caixas" de metal perfurado se estendem para fora do edifício para dar forma a sua silhueta, criando grandes espaços ao ar livre que se orientam para a paisagem. No térreo, jardins animam a vida do comércio.
Os terraços com vegetação enfatizam o projeto em quase todos os níveis. No sexto pavimento, uma grande horta compartilhada está aberta aos habitantes que queiram participar. No momento em que o consumo local se converteu numa necessidade e compromisso - e como as áreas abertas de nossas cidade seguem diminuindo -, o uso dos terraços abre um mundo de alternativas.